fbpx

Para iniciar no ramo de Pilates não é necessário ter todos os equipamentos e estrutura completa, pode-se começar devagar, com aparelhos principais, e aos poucos ir investindo no aumento do estúdio.

Um estúdio de Pilates deverá estar condicionado aos exercícios físicos que serão realizados e para isso, a forma como o mobiliário será organizado refletirá no que o estúdio se propõe.

O Pilates conta com cinco equipamentos básicos para as aulas (o “Reformer”, o “Cadillac”, o “Ladder Barrel”, o “Combo Chair”e o “Wall Unit”), então não é necessário um espaço muito superior a isso, uma vez também que a prática exige concentração em um só local. Na Stile Pilates você encontra todos os equipamentos e aparelhos para Pilates, clique aqui e confira!

 

Além disso, é importante respeitar as regras de layout para a sala de prática de Pilates. Para investir em um ambiente agradável, com bons espaços e bem decorado, contrate um especialista em arquitetura.

A estrutura de um estúdio de pilates é composta basicamente pelas seguintes áreas:

Sala de recepção para atendimento aos clientes – necessária para que o cliente se acomode ou passe seu tempo enquanto não é atendido no estúdio;

Estúdio de pilates – Área onde as atividades serão desenvolvidas, deve contar com os equipamentos dispostos de forma funcional. É um diferencial que seja coberta com tatames para a aula de “solo”.

Escritório para a administração – Não é obrigatório, mas contribui para a boa organização e gestão administrativa.

Estacionamento – É uma solução bastante requerida pelos clientes, inclusive para aqueles com dificuldade de locomoção.. O empresário pode realizar convênios com estacionamentos próximos, ou contratar serviços de manobristas.

Banheiros – deve contar com banheiros feminino e masculino para os alunos, de preferência com vestiário, armários individuais para guarda de objetos pessoais e pelo menos dois chuveiros. Invista em um vestiário com lugares para pendurar roupas, um local limpo e bem decorado, pois será com certeza o diferencial do local e a decisão sobre a frequência de alunos dependerá muito da estrutura.

Quer saber mais informações de como montar um estúdio de Pilates? Continue acompanhando a Stile Pilates, nas redes sociais, em breve novas informações para você!

Fonte: Site Sebrae