A escolha de profissionais que irão trabalhar no empreendimento precisa ser feita com muita responsabilidade, pois são estes colaboradores que irão atender os clientes do novo empreendimento e fazê-los voltar ou não. Uma seleção acurada e um bom ambiente de trabalho terá reflexo direto na imagem da empresa aos olhos de todos.
A quantidade de funcionários está relacionada ao porte do empreendimento, observando que devem ser adequados ao tipo de serviço que será oferecido e com o horário de funcionamento. A vantagem está na quantidade reduzida de profissionais contratados, podendo até ser apenas o empreendedor. Para se ter uma ideia da quantidade necessária, é usual ter 1 (um) instrutor atendendo até 3 (três) pacientes por hora.
Os instrutores devem ter formação em educação física ou fisioterapia, além de formação em Pilates.
Alguns postos são sugeridos para um negócio de pequeno porte:
Fisioterapeutas ou Profissionais de Educação Física : No geral, o fisioterapeuta é habilitado para trabalhos com diagnósticos, avaliação e reabilitação física, enquanto o educador físico é habilitado para trabalhar com a avaliação física, condicionamento físico, manutenção de saúde e prevenção. Na prática pode não haver uma separação muito diferenciada entre o papel do fisioterapeuta e do educador físico, conforme observado no mercado.
Atendente – O principal papel da (o) atendente será marcar consultas, organizando o horário de atendimento, recepcionar e encaminhar os pacientes para as aulas. Além disso, pode auxiliar na gestão e organização administrativa do Pilates.
Gerência – Principalmente no início do negócio, a atividade de gerência pode ser realizada pelo próprio empreendedor. Deve-se observar que a gestão de convênios tem reflexo direto no fluxo de caixa do negócio, devendo conhecer bem antes de implantar.
É importante ter uma pessoa para realizar a limpeza do estúdio e dos vestiários.
Rotatividade X Retenção. Havendo outros profissionais envolvidos, como na maioria das atividades, o risco de rotatividade de pessoal é muito grande, ou seja, os colaboradores podem não permanecer muito tempo na empresa. Isto demonstra a necessidade de se pensar na retenção destes profissionais. Segundo especialistas, algumas ações são comuns para reter profissionais como: treinamento para qualificação, aumento de salários, planos de carreira baseados no desempenho ou até mesmo troca de departamento/área de atuação.
Capacitação e atualização. Além da equipe, o empreendedor necessita se atualizar e saber o que está acontecendo na sua área de atuação. A participação em seminários, congressos e cursos relacionados deve ser rotineira, independente da quantidade de trabalho existente em seu negócio. Atenção: Somente o Fisioterapeuta está habilitado a ministrar a atividade de Reabilitação, existente dentro do Pilates.
Apresentação da equipe. A apresentação pessoal é fator critico para consolidar a imagem da empresa junto ao cliente, principalmente no ramo de saúde e bem-estar. Limpeza impecável, uso de uniformes, higiene e asseio constituem elementos que devem ser valorizados por todos os empregados.
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Fonte: Site Sebrae
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